26 de Julho de 2017

Feira Ibérica de Vinhos

Jornadas Gastronómicas de Bacalhau

Freixo de Espada à Cinta vai acolher, nos dias 5 e 6 de Agosto, um evento eno-gastronómico que junta, às tradicionais Jornadas Gastronómicas de Bacalhau, que decorrem nos espaços de restauração, um certame ibérico de vinhos que se desenvolverá numa tenda de eventos a instalar no Jardim da Seda.

Dois dias com um programa único e diversificado, onde se destacam 4 sessões Showcooking, provas comentadas de vinhos de 4 regiões vinícolas Hispano-lusas (Douro, Arribes, Cigalles e Sierra de Salamanca), prova de corte e mesa criativa de queijos de Hinojosa del Duero, e uma tertúlia em que o vinho será o culto da conversa.

Do Bacalhau à  Amêndoa

André Silva, um dos poucos Chef's portugueses com Estrela Michelin e David Monaguillo, da Academia de Gastronomia de Castilla y León, assumirão as sessões de Showcooking com sugestões de pratos de Bacalhau. Eurico Castro, Best Bakery, o criador do bolo-rei e ouriço de castanha, confeccionará uma sobremesa à base de amêndoa.
A doçaria tradicional de Freixo terá igualmente uma sessão de showcooking com Isabel Eugénio.

Do prato para o copo

Antes e depois das sessões de showcooking, ocorrerão provas comentadas de vinhos. Inma Cañibano, da Academia de Gastronomia de Castilla y León, comentará, sábado, pela manhã, vinhos do Douro Superior e da D.O  Cigalles
Pela tarde, e no Domingo, os vinhos D.O. Arribes e D.O.P. Sierra de Salamanca serão comentados pelos respectivos gestores das D.O (Denominações de Origem).

À Conversa com..

O encerramento será destinado à conversa informal e de culto, onde o vinho sobressai e as palavras fluirão numa tertúlia conduzida pela Jornalista Cristina Alves, a que se juntarão convidados ibéricos.

André Silva    Eurico Castro    David Monaguillo    Inma Cañibano    Cristina Alves