Curso de Tecelão e Tecedeira

04 de Janeiro de 2018

Município proporciona Curso de Formação Profissional de Tecelão e Tecedeira.

Município de Freixo de Espada à Cinta propôs, e Instituto de Emprego e Formação Profissional aprovou a realização de um Curso de Formação Profissional de Tecelão e Tecedeira.

O curso, teórico-prático, já iniciado, tem um plano formativo 6 horas diárias repartidas por 9 meses, e é frequentado por 23 Formando(a)s.

Com esta acção, pretende-se impulsionar o trabalho de artesanato em seda, e fortalecer a sua ligação identitária a Freixo de Espada à Cinta, único território peninsular onde, ainda, se trabalha a seda de forma 100% artesanal.

Actualmente, as únicas tecedeiras a laborar encontram-se num espaço, dedicado para o efeito, localizado no Museu da Seda, onde o trabalho ao vivo alia-se à venda e exposição de acessórios, designadamente: echarpes, carteiras de senhora, gravatas, entre outras peças concebidas por encomenda prévia.

Recorde-se que o Município adopta, deste 2014, a seda como imagem corporativa: Freixo de Espada à Cinta-Terras de Seda.

Curso de Tecelão e Tecedeira