Oficina de fotografia

09 de Junho de 2018

O fotógrafo António Sá conduz uma oficina de fotografia em Freixo de Espada à Cinta, no fim de semana de 9 e 10 de junho. A formação incluirá conceitos básicos e questões técnicas de fotografia, mas também abordará o conceito "como olhar, como elaborar uma narrativa visual".

António Sá é fotógrafo freelancer desde 1995. A paisagem está muitas vezes no centro da sua objetiva. Radicado numa aldeia de Bragança, fotografou para o projeto do National Geographic Channel sobre os sítios portugueses classificados pela UNESCO como Património Mundial. Mais tarde volta a captar os lugares Património Mundial da UNESCO, desta vez na bacia hidrográfica do Douro, para o projeto Douro/Duero Ibérico - Rota do Património Mundial.

Esta sessão insere-se na iniciativa "SOMOS DOURO", promovida pela CCDR-N, a Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial no âmbito da classificação do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial. Comissariada por Anabela Mota Ribeiro, jornalista natural da região, esta ação foi desenhada para envolver a população do território num festival que inclui um fórum, conversas, roteiros, oficinas e espetáculos nos 19 concelhos do Douro.

sábado, 9 de junho
I. ESTÉTICA FOTOGRÁFICA
A importância das regras de sempre: luz, perspetiva, composição, momento
Intervalo
II.  A SUBJETIVA IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA
Como potenciar qualquer equipamento de captação fotográfica
III. TÉCNICA FOTOGRÁFICA
Conhecimento e aplicação das funções básicas da câmara digital
Almoço
III. TÉCNICA FOTOGRÁFICA (cont.)
Conhecimento e aplicação das funções básicas da câmara digital
IV. PÓS-PROCESSAMENTO DIGITAL
O que fazer - e (sobretudo) o que não fazer - às imagens após a captação

domingo, 10 de junho
AULA PRÁTICA
Abordagem criativa à paisagem natural e meio urbano de Freixo de Espada à Cinta
AULA PRÁTICA
Abordagem criativa à paisagem natural e meio urbano de Freixo de Espada à Cinta (cont.)

Oficina de fotografia