24 de Julho de 2023

Foi com profunda consternação que o Executivo Autárquico tomou conhecimento do falecimento do Senhor Presidente da Assembleia Municipal, Drº António Nunes dos Reis.

Um ilustre Freixenista que teve sempre presente as suas origens, o reconhecimento das suas gentes, e acima de tudo um incansável lutador e defensor do seu concelho, que representou com superioridade nos sucessivos mandatos enquanto Presidente da Assembleia Municipal.

Era, indiscutivelmente, um dos “melhores de nós”, como atesta o seu percurso profissional, cívico e académico.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, iniciou a sua carreira enquanto Docente, na antiga Escola Industrial e Comercial de Bragança onde chegou a ser Presidente em exercício do respetivo Conselho Diretivo (1974).

Nos finais dos anos 70 do séc. XX ingressa na carreira da Direção Geral das Contribuições e Impostos, de que chegou a ser seu Director-Geral.

Desempenhou, ainda, funções de relevo e de chefia em vários organismos do Estado e em instituições da União Europeia.

Complementarmente, era um assíduo orador em diversas conferências nacionais e internacionais e autor de artigos científicos nas áreas de contabilidade e finanças.

O seu mérito, reconhecido saber e notável conhecimento técnico e científico, levou-o a lecionar na área da Fiscalidade- IVA e Cooperação Administrativa - em Cursos de Especialização, Pós-Graduação e Mestrado no ISCTE-Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Instituto Superior Miguel Torga, ISG (Instituto Superior de Gestão), Universidade Lusófona, Instituto Politécnico da Guarda e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Leal, íntegro e de princípios inabaláveis, ficará para sempre na boa memória dos Freixenistas e de todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de privar.

Perante tudo o que foi dito, o Executivo Autárquico apresenta à família enlutada as mais sentidas condolências e lavra o seu testemunho pelo contributo à cidadania e à causa pública de um Homem Bom que nunca esqueceremos, decretando três dias de Luto Municipal.

Edifício dos Paços do Concelho de Freixo de Espada à Cinta, aos 24 de julho de 2023

O Presidente da Câmara Municipal,
Drº Nuno Manuel Rocha Gomes Ferreira