Quando as Periferias São Centro - A Indústria da Tecelagem e das Sedas

10 de Agosto de 2018

Inaugurada institucionalmente a 9 de Agosto, a exposição Quando as Periferias São Centro - A Indústria da Tecelagem e das Sedas, contou com a presença de Amândio Felício, Director do Museu Abade de Baçal, e de Ricardo Magalhães, Vice-Presidente da CCDR-N.

Na sua intervenção, Maria do Céu Quintas, Presidente da Câmara Municipal, lembrou o porquê do interesse que manifestou, à época, em acolher em Freixo a exposição itinerante coordenada pelo Museu Abade de Baçal: "Não apenas pela colaboração que o Município teve para o acervo da exposição;

não só porque algumas artesãs de Freixo de Espada à Cinta tiveram a oportunidade de estarem presentes no Museu Abade de Baçal, mostrando o seu labor único.

Mas, principalmente, porque, se há um lugar que faz a combinação perfeita com a Arte da Seda é Freixo de Espada à Cinta! Hoje, falar de Freixo de Espada à Cinta, é falar de Seda".

Neste contexto, a Autarca lembrou que " foi há 4 anos que criámos a imagem corporativa Freixo de Espada à Cinta –Terras de Seda;

Passaram 3 anos da inauguração deste Museu que está entrelaçado com a Seda, um bem maior da nossa identidade;

E por último recordar que, por iniciativa do Governo Autárquico, e em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, está a decorrer um Curso de Formação em Tecelagem, com incidência na Seda".

A exposição, patente no Museu da Seda até ao dia 31 de Outubro, constitui uma mostra etnográfica, composta por um extenso acervo, pertença ora de Municípios do Distrito de Bragança, incluindo Freixo de Espada à Cinta, ora de Instituições, nomeadamente a Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Norte e Diocese Bragança-Miranda, ora de Particulares que, a título de empréstimo, cederam algum espólio para a exposição.