Entrega dos Prémios Literários Guerra Junqueiro Lusofonia - edição 2023

10 de Julho de 2024

Decorreu ontem, na FNAC do Chiado, a entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia - São Tomé e Príncipe 2023 à escritora Inocência Mata, e do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia - Guiné-Bissau 2023 à escritora Odete Semedo.
Nesta sessão esteve presente a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Luísa Peleira, em representação do Executivo Autárquico, acompanhada da Curadora deste Prémio, Avelina Ferraz, do Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, Dr. Esterline Gonçalves, do Embaixador de São Tomé e Príncipe em Bruxelas, Dr. José Cassandra, do Adido da Embaixada da Guiné-Bissau, Dr. João Jaló, do Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Eng. Domingos Simões Pereira.
A Vice-Presidente deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos nesta sessão, relembrando a importância da figura do poeta Guerra Junqueiro, homenageando a sua vida e obra, a sua luta pela liberdade e crítica às injustiças sociais, assim como a sua importância, refletida neste Prémio Literário, para a celebração da lusofonia e da união e cultura entre os povos falantes da Língua Portuguesa.
Neste ano que marca o encerramento das cerimónias evocativas do Centenário da Morte de Guerra Junqueiro, o Município de Freixo de Espada à Cinta tem preparado um conjunto de iniciativas para honrar e preservar a memória do grande poeta freixenista Abílio Guerra Junqueiro, enquanto nome maior e símbolo cultural e de identidade nacional, cada vez mais atual.