Vacinação contra a Gripe e a Covid-19

15 de Novembro de 2021

O Município e o Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta recordam que a vacinação contra a GRIPE e contra a COVID-19 é essencial para minimizar o risco de propagação de vírus como o SARS-CoV-2 e o vírus da gripe e para diminuir a ocorrência de doença grave.

Para acelerar o processo de vacinação, o Município de Freixo de Espada à Cinta, em parceria com o Centro de Saúde, vai colocar à disposição dos utentes com 80 e mais anos, transporte gratuito das respetivas freguesias, a fim de facilitar o acesso rápido dos mais velhos à vacinação - para o centro de vacinação localizado no auditório municipal ou para a sala de Vacinação COVID-19/GRIPE do Centro de Saúde.

Os utentes elegíveis para a dose de reforço são:

▪ Os que têm idade igual ou superior a 65 anos e já completaram o esquema vacinal há pelo menos 180 dias;

▪ Utentes com condições de imunossupressão que sejam habilitados, mediante prescrição eletrónica.

Estes, continuam a ser convocados através de uma SMS ou por telefone para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para a COVID-19).

O agendamento local para as faixas elegíveis, iniciou-se nas faixas mais idosas e irá decorrer de uma forma decrescente até aos 65 anos.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento dirija-se ao seu centro de saúde, junta de freguesia ou autarquia.