Freixo de Espada à Cinta no Porto Canal

28 de Janeiro de 2022

A origem do nome, o Museu Regional Casa Junqueiro e a Igreja do Convento S. Filipe Nery foram os protagonistas do programa "Viver Aqui", produzido pelo Porto Canal.
Acompanhados por Jorge Duarte, Técnico do Município de Freixo de Espada à Cinta, a equipa do Porto Canal ficou a conhecer as várias lendas associadas ao nome da terra, que tem no centro da vila o freixo que carrega a espada à cinta, espécime com mais de 500 anos.
Da arte religiosa sobressai a Igreja do Convento de S. Filipe Nery, exuberante e detalhada, classificada como Imóvel de Interesse Público, que se encontra em fase de revitalização pretendendo-se, aqui, criar um espaço de homenagem aos Missionários e uma galeria de Arte Sacra.
Também o Museu Regional Casa Junqueiro, casa do pai do renomeado poeta freixenista Guerra Junqueiro, constitui um pólo museológico que relata as vivências, a nível social e económico, de uma família abastada de finais do séc. XIX.
Estes são apenas três exemplos que mostram o inestimável valor do concelho de Freixo de Espada à Cinta em termos de oferta turística, cultural e patrimonial.