Cerimónia de apresentação do livro

06 de Julho de 2022

Decorreu ontem à noite, no Auditório Municipal, a cerimónia de apresentação do livro "A Grua e a Musa de Mãos Dadas", da autoria do Dr. Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde entre 2011 e 2021. Este evento, celebrado no dia em que Cabo Verde assinalou 47 anos de independência, juntou à mesma mesa o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, o renomado autor e político Dr. Jorge Carlos Fonseca, o Prof. Dr. Sobrinho Teixeira, atual Deputado da Assembleia da República e Avelina Ferraz, da Editorial Novembro, perante uma sala repleta de público.
O Quinteto de Sopros da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta presidiu à abertura e encerramento da cerimónia que contou ainda com a brilhante atuação dos finalistas do 4º ano do AE Guerra Junqueiro e autores da letra do poema musicado apresentado.
Na intervenção de boas-vindas, o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, agradeceu a presença de todos e elencou as caraterísticas diferenciadoras e atrativas do concelho, a cultura e  identidade das gentes hospitaleiras e afáveis, congratulando-se com a presença do Dr. Jorge Carlos Fonseca, prova viva de alguém que passou por um cargo e deixou saudades, amizade, carinho, estima e um elevado sentido de Estado, um verdadeiro "Presidente do Povo de Cabo Verde". O autarca referiu ainda que, brevemente, serão celebrados protocolos com Cabo Verde, relacionados com o Ensino Secundário Profissional. Terminou deixando o convite ao Dr. Jorge Carlos Fonseca para que, numa próxima visita, Freixo de Espada à Cinta sirva de inspiração para a criação de mais uma das suas obras literárias, sempre com o objetivo bem traçado de levar o nome do concelho cada vez mais além.
A apresentação de "A Grua e a Musa de Mãos Dadas" esteve a cargo do Prof. Dr. Sobrinho Teixeira, que começou por dar conta da emoção que sente ao ver a evolução e o caminho de progresso que está a ser trilhado por Freixo de Espada à Cinta e referiu o orgulho que sentiu por ter sido convidado para falar do "seu amigo" Jorge Carlos Fonseca - um "Presidente de abraços e afetos", que sempre lutou pela liberdade, independência do seu país, diversidade e pluralidade, um verdadeiro defensor da lusofonia - principalmente numa data tão importante como a da comemoração do Dia de Cabo Verde. O Prof. Dr. Sobrinho Teixeira debruçou-se sobre esta obra, que aborda temáticas como a essência e realidade da nação cabo verdiana, o amor, a morte, a paixão e angústia, a exaltação da sensualidade da mulher de Cabo Verde, a poesia, a ilha onde cresceu e, acima de tudo, a liberdade, dando os parabéns ao autor por ter conseguido passar para o papel a essência do ser e do sentir.
Na sua intervenção, o Dr. Jorge Carlos Fonseca agradeceu a oportunidade de conhecer um novo território que "muito o impressionou e marcou", referindo a beleza e os traços arquitetónicos ímpares do concelho. Falou sobre as suas vivências, enquanto homem e político, que o inspiraram na criação de "A Grua e a Musa de Mãos Dadas", e defendeu a lusofonia enquanto forma de união, principalmente entre os países da CPLP, que só é possivel através da cooperação económica, da cooperação entre os agentes culturais e da livre circulação. Terminou referindo que quer conhecer melhor Freixo de Espada à Cinta, deixando a promessa de regressar com a família, em lazer.
Houve ainda lugar para a simbólica entrega de lembranças do Município de Freixo de Espada à Cinta aos convidados, a cargo do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, e da Vice-Presidente Ana Luísa Peleira, com o contributo de alunas do AE Guerra Junqueiro, e para a sessão de autógrafos.
A cerimónia que ontem decorreu foi mais uma prova e um passo dado em frente no caminho que está a ser traçado por Freixo de Espada à Cinta enquanto território culturalmente rico, orgulhoso da sua história e identidade que pretende preservar e mostrar além fronteiras. O reconhecimento internacional de altas figuras de outros Estados é um bom exemplo da importância cultural que este concelho tem e que continuará a ser amplamente trabalhada e divulgada pelo atual Executivo Autárquico.