Equipa de Cuidados Paliativos

27 de Junho de 2024

A partir de agosto/setembro, o Centro de Saúde local, através do protocolo entre a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e a ULSNE, passará a contar com uma equipa comunitária de suporte em Cuidados Paliativos inserida no Departamento de Cuidados Paliativos da ULSNE, EPE, ao dispor da população do concelho de Freixo de Espada à Cinta.
Este novo serviço é de extrema importância para a saúde e bem-estar de todos aqueles que necessitam destes cuidados diferenciados, e integrará uma equipa multidisciplinar composta por uma Enfermeira a tempo inteiro e apoio médico especializado na área.
Este acordo, que tem vindo a ser negociado entre a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, chegou hoje, dia 27 de junho, finalmente a bom porto.
As conversações culminaram esta manhã na reunião, decorrida no Gabinete da Presidência, que juntou o Presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira, o Diretor Clínico de Cuidados Hospitalares, Dr. Duarte Soares, a Diretora Clínica de Cuidados de Saúde Primários, Dr° Filipa Faria, o Enfermeiro Diretor, Enf. Urbano Rodrigues, e a Enfermeira Gestora Assessora da Direção Enfermagem, Enf.° Adelaide Baptista.
Hoje ficou também definida a data de assinatura deste protocolo de parceria que terá lugar no mês de julho, na sede da ULS Nordeste, na cidade de Bragança.
Com esta medida, o Executivo Autárquico pretende dotar o Centro de Saúde e disponibilizar à população mais e melhores condições para o tratamento dos doentes, com patologias crónicas e incuráveis, que necessitam destes cuidados especializados, multidisciplinares e próximos, assegurados de forma a proporcionar o menor sofrimento possível aos doentes e seus familiares.
A abertura desta nova equipa comunitária de suporte em Cuidados Paliativos vem na linha de atuação do trabalho que está a ser desenvolvido pelo Executivo Autárquico, que tem lutado para dotar o concelho dos melhores cuidados médicos primários possíveis, gratuitos e ao dispor de todos. Uma luta que continuará pois ainda há muito por fazer, mas sempre com o intuito de defender aquilo que é mais importante para as pessoas: a saúde e a segurança.